quarta-feira, 6 de maio de 2009

Duque de Caxias, 30 de abril de 2009.

Aula de TAE LP I

Começamos a aula por volta das 19:00, o texto proposto para discussão foi PROCESSOS INICIAIS DE LEITURA E ESCRITA ( Rosineide Magalhães de Sousa).

O objetivo do texto é o de contribuir para a nossa formação e pratica docente no início da alfabetização. Apesar de apresentar uma linguagem de fácil entendimento, algumas questões foram levantadas pelo professor, referentes a uma situação relatada no texto a respeito de uma criança ainda não alfabetizada, que contudo apresentava certo conhecimento sobre as letras e reconhecia certas marcas de produtos devido as idas ao mercado com a mãe. Com o auxílio de algumas caixas vazias de produtos comumente usados pelas donas de casa, o professor explicou que apesar de o menino conseguir identificar certas marcas, ainda não dominava o universo das letras, utilizando teorias de pesquisadores como Vigotsky, nos mostrou que, se fossem alteradas algumas características visuais das determinadas marcas o reconhecimento não mais ocorreria, sendo necessário portanto o uso de determinadas "técnicas" para desvincular a imagem da palavra. De posse dessas e outras informações, o que podemos notar é que a formação docente precisa, além de dedicação de conhecimentos específicos para que a nossa intervenção junto as crianças seja eficaz, consciente e benéfica.
Ao final da aula foi pedido que formássemos grupo de no máximo 4 integrantes para que ensaiássemos a respeito da elaboração de atividades que conseguissem desenvolver certas habilidades descritas na página 11 do texto. Meu grupo criou apenas uma atividade. Aparentemente os grupos estavam preocupados em conseguir concluir a tarefa.
Considero importante a realização deste trabalho, porém o grau de dificuldade será maior para os que como eu não trabalham no ambiente escolar, principalmente quanto a encaixar estas atividades nas faixas etárias correspondentes.

Um comentário:

  1. Verônica, a sua descrição da aula foi muito interessante. Para melhor demonstrar sua compreensão do que foi discutido, reflita sobre o que foi dito e sobre o que foi lido. Sobre as atividades, sei que náo é fácil pensar na parte prática. Porém, fazer este exercício é fundamental para que vocës possam perceber com é que a teoria nos ajuda a enfrentar a realidade. Agora, conforem foi solicitado, deve fazer uma breve pesquisa sobre gêneros e tipologias textuais e colocar as atividades aqui. Lembre-se sempre de elaborar uma reflexão sobre o que descreve. Siga firme em sua jornada de aprendizagem! Vocë está caminhando muito bem!!

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir