Proposta de atividades pedagógicas
Objetivo: Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas, perceber os sons da língua e estimular a pronúncia clara dos sons.
Turma de 5 anos
Podemos levar algumas revistas e jornais que contenham diversas figuras, dividir a turma em pequenos grupos e pedir que façam os recortes e mais tarde de forma ordenada, que tentem reproduzir através da escrita e da fala os sons que as figuras representadas emitem. Esta atividade irá desenvolver habilidades cognitivas a medida que será necessário usar a observação ou fazer a associação entre a imagem e o som. As habilidades linguistícas seriam trabalhadas ao emitirem apenas sons, muitas vezes desconexos, a criança trabalhará o aparelho fonador de forma natural o que estimulará a pronúncia mais clara dos sons. A professora pode auxiliá-los ao ler dando uma entonação especial aos diferentes sons levando-os a perceber os diferentes sons da língua.
Desenvolver a compreensão da leitura, a interpretação e a memorização.
Turma de 8 anos
Pedir que seja escrito um pequeno texto que contenha alguma história real ou imaginária. Fazer a troca com os colegas e determinar um tempo para que façam a leitura antes de recolher os textos. Após, peça para que um colega conte a história do outro e permita, dando alguns exemplos, que sejam respondidas algumas perguntas sobre o texto que foi trocado. Assim ao recontar ao histórias feitas pelos amigos elas estarão desenvolvendo maior interesse e por consequência também a memorização que acontecerá de forma natural. A compreensão do que foi lido será demonstrada quando ao repetir as histórias, a criança fará uso de palavras diferentes para recriá-la. As respostas às perguntas ajudarão a aperfeiçoar a noção de interpretação.
Comparar textos novos com textos já lidos
Turma de 7 anos
Podemos fazer uso de dois gêneros textuais bastante diferentes como por exemplo: uma carta e o rótulo de alguma embalagem que seja conhecida entre os alunos. Estimular a participação da turma pedindo que dois alunos leiam , um a carta e o outro o rótulo e logo após pedir para que digam quais as diferenças notadas por eles. É importante que seja dada ao final uma explicação a respeito das funções de cada texto. Como exercício em sala de aula determine a construção de três gêneros diferentes para que sejam comentados e haja a fixação do conteúdo.
Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua que são muito parecidos tais como: t/d; f/v; p/b; q/g. Reconhecer a ortografia e a indentificação de palavras conhecidas através das sílabas.
Turma de 6 anos
Levar cartazes coloridos que contenham cada uma letra e outros com palavras e figuras que usem essas letras como iniciais, mas sem que as mesmas sejam escritas. Ler com expressividade cada letra e pedir que todos repitam individualmente. Em seguida pedir que completem oralmente, quais letras referem-se àquela imagem. Assim, as crianças irão perceber que apesar de possuírem sons parecidos o emprego dessas letras tem uso distinto. Além das cores e figuras prenderem a atenção, facilitando o reconhecimento daquelas palavras.
Memorização do texto oralmente, a leitura do texto no quadro ou no cartaz, formação de novas palavras a partir de sílabas identificadas.
Turma de 7 anos
Improvisar a encenação de um texto com a participação de alguns alunos. Pedir que após a apresentação, alguns trechos sejam reproduzidos pelos demais alunos, dessa maneira você poderá desenvolver a capacidade de memorização do texto oralmente. Com o auxílio de um cartaz faça a leitura em conjunto com a turma., pedindo que a partir das sílabas dos nomes de alguns personagens sejam formadas novas palavras.
Ao diversificar, através da peça e do texto, as maneiras de visualizar a história estamos proporcionanado uma relação mais próxima entre aquela realidade e a criança, portanto, facilitando o manuseio das palavras e consequentemente dando segurança para a realização de outras tarefas.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
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