domingo, 17 de maio de 2009

Impressões sobre avaliação formativa

Segundo Hadji (2006) podemos distinguir três grandes atividades educativas: Educação, ensino e formação. A educação, centrada nos valores, está a cargo da família, o ensino, baseado nas aprendizagens das disciplinas escolares, têm no currículo papel fundamental e a formação que gira em torno das aquisições de competências profissionais que pertencem aos centros especializados e escolas profissionais .
Se trabalharmos de acordo com está perspectiva podemos classificar a avaliação formativa como possuidora de uma transversalidade pertencente a estes três grandes campos educativos, não como ocupante da centralidade, mas, como norteadora, pois seus princípios vão além da aplicação de meras metodologias. Se em algum momento somos professores preocupados em promover o avanço dos alunos e sua autonomia, esta entendida como a capacidade de se autoavaliar e reconhecer seus próprios erros e acertos. Embora, de uma maneira não sistematizada estamos implementado os fundamentos da avaliação formativa. Não obstante, o profissional da educação não pode abrir mão de todo material teórico e prático disponível para o aperfeiçoamento do processo, sempre com a preocupação de impedir que as idéias saiam da sala de aula, com toda sua força inventiva e dinâmica e tornem-se apenas integrantes de alguma política educativa ou método que será apenas repetido mecanicamente.
A intenção deste texto é destacar que a avaliação formativa é uma estratégia pedagógica que vai de encontro a lógica excludente da escola autal e visa utilizar o erro como uma ferramenta, primordialmente, diagnóstica. Por fim, usando uma analogia feita pelo professor Mário Sérgio Cortella comparando biópsia( análise de algo que está vivo, mas tem algum problema que necessita ser identificado para promover uma melhora) com autópsia( naálise de algo que já morreu para encontrar as causas dessa morte). "Nas questões do nosso cotidiano no ambiente escolar, devemos fazer mais biópsias que autópsias se quisermos evoluir." É nesta lógica que entendo e defendo avaliação formativa.

Um comentário:

  1. Verônica, a reflexão feita é muito interessante. Além disso, está bem fundamentada num dos teóricos da Avaliação. Muito bom!

    ResponderExcluir