domingo, 17 de maio de 2009

Diferença entre gênero e tipo textual

Para produzir textos de qualidade, todos os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual o gênero que melhor exprime essas idéias. Por isso faz se importante que a diferença entre Gênero e tipo textual seja esclarecida.

Travaglia diz que o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma empresa solicitando, pedindo um emprego, por exemplo. Os gêneros textuais também podem incorporar mais de um tipo textual, por exemplo, uma bula de remédio pode conter o gênero descritivo ao mesmo tempo que o expositivo.


exemplos:
1-Olá, desculpe não ter ido a sua festa, fica pra próxima... bjs!

2-Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2000.
Ao setor financeiro,
Gostaria de notificar que o cheque emitido em 30 de dezembro foi devolvido pelo banco. Solicito que entrem em contato imediatamente para impedir o envio do mesmo ao setor jurídico.
Atenciosamente,
Chefe de departamento.
Os exemplos acima demonstram que embora tenha sido usado o mesmo canal, ou seja o e-mail, que constitue-se como um gênero, foi possível perceber que ele incorporou diferentes tipos, pois a intenção da mensagem varia de acordo com a intenção da pessoa que a envia.


Para Marcuschi, Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção (Swales, 1990; Adam, 1990; Bronckart, 1999). Segundo ele, o tipos textuais variam de acordo com a composição semântica, ou seja, a "arrumação" do texto define a que tipo ele pertence.
exemplos:
1- O filme trata da vida de uma menina vinda do interior que começa a trabalhar na cidade e passa porgrandes dificuldades...

2- Ontem bem cedo, pude perceber que o dia seria lindo, estava o sol taão radiante, os passarinhos cantavam, a grama parecia mais verde...

De acordo com os exemplos pode-se perceber que o primeiro faz uso da tipologia narrativa e o segundo da descrição.

Um comentário:

  1. Boa pesquisa. Apresenta os dois autores mais importantes que tratam do assunto. Seria interessante colocar alguns exemplos de gêneros textuais...

    ResponderExcluir