quarta-feira, 3 de junho de 2009

Síntese parcial e avaliativa

Auto avaliar-se exige um tanto de coragem e bom senso. Porém, ainda assim a tarefa é muito difícil. Então, decidi começar falando a respeito do método, que foi bastante inovador, principalmente quando estamos na ERA da informática e a conexão entre tecnologia e escola ainda é incipiente. Sendo assim, é muito proveitoso participar de uma proposta que demonstra como essas duas realidades, até o momento tão distante, podem coexistir e uma ser auxiliar da outra.
Alguns obstáculos foram dificultadores da realização das postagens exigidas, embora não haja justificativa evidente, para que elas não fossem cumpridas. Contudo gostaria de esclarecer que ter acesso fácil a internet foi de fato algo diferenciador na hora de demonstrar os resultados, muitas vezes as barreiras físicas influenciaram decisivamente essa questão. A interação que eu gostaria de manter com as minhas produções começa a se desenvolver a medida que consigo me familiarizar com o blog, fazendo com que ele apresente características de minha própria personalidade. Não obstante, pretendo que o meu portfólio continue nesse ritmo e consiga atinjir mais específicamente os propósitos iniciais.
Após estas considerações, partirei para análise do conteúdos. Todas as postagens foram feitas conforme a orientação docente e obedeceram os prazos, com exeção de alguns conteúdos, embora estes estivessem prontos. Encontrei dificuldade na elaboração das reflexões que foram realizadas muito resumidamente e atribuo isso a falta de experiência na elaboração deste tipo de escrita. Aprendi a trabalhar com diferentes ferramentas eletrônicas e consegui adicionar um vídeo e organizar melhor os espaços do blog. Compreendi que o blog pode ser usado como uma ferramenta auxiliar na sistematização e organização de alguns conceitos também de outras matérias.
Um avanço que considerei fundamental, foi a compreensão da importância de um processo de alfabetização bem elaborado na construção e desenvolvimento cognitivo da criança, se é através da linguagem que se estrutura o pensamento e é o aprendizado que move o desenvolvimento, conforme defende Vigotski. Faz-se necessário que seja dada atenção redobrada as teorias que nos ajudarão a ter êxito.
Enfim, é a esse tipo de reflexão que pretendo dar mais atenção e profundidade nos tempos que seguem. Avalio que meu desempenho foi ótimo, quando levando em consideração os esforços e o interesse que demonstrei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário