terça-feira, 28 de julho de 2009

Apresentação da síntese conclusiva

No decorrer da disciplina os textos escolhidos e trabalhados deram um suporte na ordem teórica e prática.
Traçando uma pequena linha do tempo, podemos notar que tivemos contato com a estruturação escrita da fala o que possibilitou perceber componentes antes totalmente desconhecidos, mas que contribuirão para nossa prática profissional, conhecemos pesquisas que abordavam realidades diversas, inclusive internacionais, que ressaltaram como a contextualização das práticas pedagógicas é decisiva quanto se espera um bom rendimento do aprendizado, baseados na teoria Piagetiana, também vimos como as construções e métodos que as crianças utilizam são originais e que a aquisição da escrita formalizada não é apenas uma técnica aprendida mecanicamente, mas algo que perpassa todo campo do desenvolvimento humano. Entendemos que a psicogênese da língua escrita não é uma metodologia de ensino e sim uma teoria sobre o processo de aprendizagem que deve ser usado como auxiliadora da alfabetização.
Enfim, a conjugação desses pontos destacados com outros que dependem da subjetividade de cada um torna possível perceber que o paradigma do ensino muda e o posicionamento do docente também se modifica, ou seja, ao invés da preocupação de aprender técnica e métodos de como ensinar, a preocupação agora é entender como a criança aprende para intervir proveitosamente direcionando o olhar para aquilo que ela ainda não sabe e instruí-la para alcançar, cada vez, patamares mais altos de conhecimento.
Desta forma, fica evidente que o tocante aos objetivos do curso, estes foram alcançados e desenvolvidos, pois, fomos impulsionados a sistematizar o conteúdo dos textos, isto propiciou reflexões bastante interessantes.

Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio

Um dos aspectos que gostaria de salientar quanto a construção do portfólio foi o fato de podermos vivenciar aspectos da avaliação formativa em nossa própria formação. Isso, no entanto, não significou que não tivemos momentos de impasse, contradições e apreensões, evidenciados mais precisamente, logo no primeiro contato com o blog, contudo, passamos por um processo rico de conhecimentos e descobertas.
Quando fiz minha avaliação parcial ainda não tinha um sentimento de que a proposta que estava sendo desenvolvida dependia de mim, ou seja, era responsabilidade minha se teria êxito ou não. Bem verdade, que algumas vezes os comportamentos vindos lá do ensino médio, quando a autonomia por seu próprio desenvolvimento ainda não é sentida queriam aflorar, não obstante, os esclarecimentos que tivemos por parte do professor e a vontade de participar de uma proposta tão inovadora falaram mais alto e agora é até difícil acreditar que essa seja a última postagem DESTA DISCIPLINA.
Comparando as três características fundamentais da avaliação formativa considero que quanto ao aspecto:
Informativo: Alcançou seu objetivo na medida que foram explicitados pelos propósitos gerais e os descritores, em resumo, sabíamos exatamente o que era esperado de cada um de nós.
Suporte para as aprendizagens dos alunos: observei que as postagens das reflexões acerca dos textos possibilitaram a sistematização dos conhecimentos e percebi que fica mais fácil entender os conteúdos e se auto avaliar.
Informar os dois sujeitos do processo: A medida que as observações chegavam, tanto as críticas como os elogios podíamos nos orientar e corrigir os rumos do plano de curso e a partir daí fazermos nossas auto-análises.

Em relação a primeira socialização, pude perceber que as dificuldades, embora das formas mais variadas, foram enfrentadas por todos e com base nisso procurei sanar e vencer meus desafios pessoais. Os pontos que precisavam ser melhorados, foram melhorados...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vídeo...



Objetivos: Observar indícios de conhecimento de normas da escrita; verificar a influência dos conhecimento prévios, colaborando na compreensão e desenvolvimento criativo-intelectual da informações; analisar como a interpretação de uma imagem é influenciada pela vivência do "educando".
Procuramos demonstrar que mesmo antes da criança ter contato com a escola, ela possui uma visão da realidade que não pode ser desprezada.
Ao observar um trecho do vídeo podemos perceber que se comprova a HIPÓTESE DO NOME da qual nos explica o texto, ou seja, já desde de muito cedo as crianças percebem e fazem diferença entre os gêneros, masculino e feminino.